Sunday, February 21, 2010

República Checa

Depois de Cracóvia, tomamos um trem para Praga, capital da República Checa.

O trem foi uma experiência a parte. Sobrevivente dos tempos comunistas, o trem era bastante antigo e foi um pouco aterrorizante no começo, mas definitivamente interessante, que permitiu imaginar um pouco como as viagens eram realizadas anteriormente.

Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, com milhares de anos de historia.
Vários impérios de diversas partes da Europa ocuparam Praga durante algum período. Após o fim do império Austro-Húngaro, Praga se tornou a capital da antiga Checoslováquia. Durante a segunda guerra mundial, o país virou parte do império Nazista e mais tarde tomada pelas tropas da União Soviética e apenas em 1992, com a dissolução dos laços que uniam checos e eslovacos numa federação única, Praga deixou de ser a capital da Checoslováquia e passou a ser capital da República Checa.

Com tanta história, Praga possui uma arquitetura que fascina. E não são apenas alguns poucos prédios, mas uma grande concentração de monumentos espalhados pela cidade. O castelo de Praga e a famosa ponte de St. Charlie são outros pontos imperdíveis!

Por tantas razões, Praga recebe turistas do mundo inteiro. Nas ruas, eu ouvia brasileiros em cada esquina. É uma cidade internacional, e especialmente durante o Ano Novo era mais fácil encontrar alguém do Cazaquistão do que um Checo!

As ruas estavam lotadas, enfeitadas e mesmo com tanto frio, todo mundo queria aproveitar as belas paisagens de Praga. E é imperdoável deixar de comer o típico “cachorro quente” com a salchicha e mostarda checa, a pizza de alho e o pão doce enrolado.

E claro que o Igor tinha que se perder no meio de Praga, na véspera do ano novo! Sem o endereço da casa onde eu fiquei hospedado e sem celular! Muitas poucas pessoas falam inglês, então demorou um tempão para eu conseguir ajuda, mas finalmente, cheguei em casa para a ceia!

E depois, a meia noite, fomos para uma das pontes sobre o rio que corta a cidade para assistir a queima de fogos. Uma experiência diferente: Ao invés de praia e calor, ficamos em uma das várias pontes em um rio quase congelado, esperando os barcos com os foguetes... E o frio? Bom, com tanta muvuca de gente, já não se sentia mais nada! :-)


Passei um tempo muito bom. Fiquei hospedado na casa dos parentes da Ewa, que são checos. Então com certeza foi muito melhor do que ficar em Hotel, porque eu pude experimentar um pouco da realidade local e ouvir suas historias.

Eu adorei visitar Praga e todos com quem eu me encontrava me prometeram que durante o verão é muito melhor. A cidade com certeza entra para a lista das minhas favoritas e deixa a gente com vontade de quero mais...

No comments: