Saturday, February 6, 2010

Suécia!


Depois de mais de 2 anos sem um post, o blog volta à ativa!


Dia 14 de Novembro (2009) cheguei em Estocolmo para uma nova aventura. Fui selecionado para participar do programa internacional de traineeships da Husqvarna, realizado em parceria com a AIESEC.

Hoje mais de 2 meses se passaram desde que eu deixei o Brasil para vir para a Suécia e até o momento posso dizer que tudo está valendo muito a pena.
O país em si é muito bonito, com muita história. As pessoas são muito amigáveis e todos falam inglês (ainda bem, porque estou sofrendo para aprender o sueco! Me registrei em um curso, mas é complicado!).


Estou trabalhando na fábrica da Husqvarna, em uma cidade chamada HusKvarna, onde a empresa teve sua origem à 320 anos atrás. Essa cidade fica na região "metropolitana" de Jönköking, onde eu moro.
Eu alugo uma casa com outros 5 estudantes suecos e 1 menina polonesa que participa no mesmo programa que eu.

Por ser um país Nórdico, na Escandinávia, geralmente faz bastante frio. Esse ano, para minha sorte, ou azar, fez tanto tanto frio, que não se via desde 1865! Por todo lado que eu olho está branco, coberto de neve.

Além do frio, durante o inverno temos muitas poucas horas de sol por dia. Amanhece por volta das 9 e escurece por volta das 3. Em algumas regiões mais ao norte, o sol não nasce nunca, é escuridão o dia inteiro!



A comida é normal, sem muitas raridades se comparada ao Brasil. Porém, carne, frutas e vegetais são muito mais caros, então come-se muito mais peixe e vegetais congelados.

O custo de vida é alto, mas não tanto quanto eu esperava. Algumas coisas como transporte, esportes, internet, são mais baratos aqui do que no Brasil.

Abaixo eu coloquei algumas fotos da jornada. Até agora eu conheci, além de Jönköping, uma cidade chamada Linköping, Lund e Gotemburgo. Planejo viajar mais durante o verão ou primavera. Por agora, 10 minutos andando na rua é suficiente para fazer você parar de sentir seus dedos!


Durante esses meses também viajei para Polônia, República Checa e Alemanha. Mais informações nos próximos posts!


Jogo de Hóquei. Equipe Huskvarna, posição n.1 na tabela do campeonato nacional!




Lago Vëttern

1 comment:

Cristiane said...

Saudades de Estocolmo..

Aproveite viajar Igor. E o que levamos de melhor dessa vida: as pessoas que compartilhamos momentos e os lugares que visitamos...