Saturday, December 9, 2006

Primeiros dias / First days

Oi pessoal!
Bom, cheguei aqui na Africa com seguranca e esta tudo bem.

Eu quero guardar este blog como uma memoria pra mim, entao, se as vezes eu escrever demais, nao liguem!

Do aeroporto de Johannesburgo fui direto para East London, onde a conferencia da AIESEC aconteceu.
A ma noticia eh que a conferencia eh em Umtata, uma cidade rural perto de East London. Entao eu teria q pegar um onibus ate a cidade certa, q da 2 horas e mto dinheiro (cerca de 1200 rands = 600 reais).
Como eu fiquei com cara de cachorro morto no aeroporto, perdido, sem saber nem q onibus pegar, pessoas muito muito legais vieram me ajudar (haha, o unico branquelo parado olhando pro teto).

Entao um cara me deu carona ate o ponto de taxi (os taxis aqui sao vans, lotada de gente.)
Nao existem onibus (ao menos nestas cidades). Existem apenas estas vans q vc toma, como um taxi. Vc tem q ficar parado na rua fazendo sinais. Cada destino tem um sinal. Por exemplo, pra ir pro centro vc fica com a palma da mao voltada pra cima e o indicador na horizontal... haha, eu ainda aprendo todos os sinais!!

Eu so vi negros tomando as vans, entao, acho q seria perigoso ir sozinho.

O transito eh caotico. Ninguem respeita os pedestres, nao existe nem sinaleiras pra pedestre.


Aqui na Africa do Sul a gente dirige na direita (ou seja, no lado oposto do que a gente dirige no Brasil). Eu achei isso bem legal, nao esperava por isso!!

Bom, de volta a historia, como a gente nao conseguiu o taxi e ele teve q voltar pro trabalho. Eu fui junto, pq nao poderia ficar sozinho no centro. Ele trabalha em um hospital, entao, este foi meu primeiro passeio na Africa, morrendo de medo por causa da contaminacao. Mas eu fiquei num quarto, de graca,dormindo. huahuahua

Depois fui pra casa dele onde passei a noite (super gente boa esse cara. Acho que o nome dele deveria ser Ale Atorio). No dia seguinte tomei uma carona com um amigo dele que ia para Umtata. Cheguei no hotel da coferencia em seguranca, foi uma bencao ter encontrado estas pessoas.


Todo mundo tava me esperando na conferencia, foi muito legal!!! Tinha por volta de 60 pessoas e eu era o unico branco.

O povo aqui eh bem receptivo. Eh so falar q vc eh do brasil e eles viram teu fa!

Vc nunca sabe em qual lingua falar com as pessoas (tem 11 linguas!!!), mas eu to me virando.
Cada lingua pertence a uma raca, entao existe muito significado por tras disso.

As racas sao levadas a serio aqui, onde cada um tem orgulho de pertencer a sua raca e todos respeitam a raca do outro.
Todos aprendem na escola a lingua da raca e mais o ingles, entao todos falam ingles como lingua nativa. Mas eles nao gostam muito de falar ingles, mantendo as historia de orgulho das racas.
Os brancos nao tem a raca especifica, entao so falam ingles.

(Eu achei mta lingua - nao eh dialeto, eh lingua!! - mas ouvi falar que no Queia existem 42 linguas, imaginem!)
O ingles eh igual ao sotaque de um indiano.. huhauahauhua, mas eu to aprendendo.

Ate o proximo post!

---
Hey Guys!!
So, i got here in South Africa safe and in peace!

I want to use this blog as a "souvenir", so, sorry if i write too much.

From the Joburg Airport i took a flight straigt to East London, where the national conference of AIESEC South Africa was hapenning.
I had to take a bus to Umtata(the conference site - in a rural city). It would cost me 2 hours and lots of money.
So, i asked for help in the airport and so i found an aleatory guy who helped me a lot.
He took me to his work ( in a hospital, where i slept) and then we went to his house where i spent the night and in the morning of the next day, his friend came by his house to gave me a free ride to Umtata. That was so awesome!! Thanks God i found them!!

I was supposed to take a bus. Or better, a taxi. Here in SA there is no bus - at least in the cities i have been so far). They have only vans that work like a mix between taxi and bus. You can get a taxi to anywhere and during the trip the van can get more passengers, like a bus. haha, very funny!
I saw only black people taking the vans, so, the guy who helped me said it would be very dangerous for me to take it.

They drive in the right side, the opposite side we drive in Brazil, so, that was a surprise for me. They don't respect any pedestrian, and that is really bad and dangerous.

So, i got in the conference site. There were around 60 people. They were very receptive and friendly. I was the only white guy there!!

They love Brazil here. People have many clothes with brazilian flags and stuff. You just have to say you are from Brazil and they are very glad to help you!! :-)

As South Africa has 11 official languages, you never know who approach.
Each language belongs to a different race and there is a lot of meanings around this.

Races are very important and respected here. Each person is very proud of its race, but everyone respects others people race.

Everyone learns in the school their race language plus english, but they don't like to speak english (remembering they are very proud of they race).
The white people speak only english.

The accent is very different from one race to other, but i'm getting used to it!

See you at the next post!

9 comments:

Jess said...

Muito obrigada para escriva em Ingles :P Eu vou tentar ler suas posts em portugues, mas o ingles me ajuda muito!

That's really interesting about the taxis/buses! I think Canada is one of the only former English colonies that drives on the right side of the road. I'm not sure about Australia though. Try driving a backwards car!

Do they actually use the word "race" there? I find that really interesting because here it is somewhat taboo. We always say "ethnic group", but then Canadians are always overly polite, right? haha.

E eu gosto muito suas fotos!!!

Aninha Fagundes said...

Ficou maravilhoso seu blog. Registre tudo o que puder pois se tornará um material de grande valor para pesquisas. Aproveite, curta mas, não deixe de registrar suas experiências aqui. Ficou 100%. Beijos mil

Unknown said...

Estou muito feliz mesmo por você, como eu ja disse isso é uma cultura diferente mas tudo que você tirar de proveito vai valer para seu futuro, muito legal, que Deus abençoe muito vc e sua aventura inesquecível!!!ficou super massa!!

Passeios e mais passeios said...

daew mano!!! ficou muito massa seu blog!!!! se cuida e manda mais noticias para nos!!!! estou muito feliz que vc esteja apoveitando essas feria maravilhosas em outro paiz!! estou com muitas saudades!!abraços de seu irmao:matheus

Aninha Fagundes said...

A segunda parte, sobre o Soweto foi maravilhosa. Seus comentarios são como se eu estivesse lendo um best seler. Parabens e aguardo anciosa para continuar essa leitura rica de informações que talvez nem tenham em algum dos livros já escritos desse País. Parabéns!!!

Aninha Fagundes said...

Igor aqui só dá eu..... Cara que maravilhoso você estar vivendo toda essa diferença de raça e cultura. Agora você matar um bichinho hahahah só rindo mesmo, e o banheiro então... ainda mais você. Lindas as paisagens e diga-se de passagem vc está um pouquinho gordinho de tanto comer angu. Haha. Eu já pronunciei qua,qua, parece com a fala de um patinho. E o que é dreads? olha, olha!! Falo pra muitas pessaos entrarem nesse blog porque ele é maravilhoso. Continue relatando, quero ver aqui ainda o seu safari.
LINDO!!!!!!!!!!!

Anonymous said...

Caraca esse e o Cara Pssoal o Igor e um Cara Muito gente Boa e merece todas estas experiencias na Africa me ajudou um monte ensinando ingles..........sempre Humilda e Cativamente Sucesso Igor pois vc merece Thiago Murilo

Anonymous said...

Pessoal o Igor e o cara mais gente Boa Humilde e cativante que existe me ajudou muito com suas aulas de ingles esse cara merece todo Sucesso e todas estas experiencias.......abraçao irmaum Saudades...;.Thiago Murilo

Anonymous said...

Ok Igor! Podemos ser agentes de mudancas positivos aqui na Africa do Sul, contudo, temos que arrumar namoradas para os africanos, mas namoradas brasileiras, caso contrário seremos mal sucedidos. Eu estou fora da lista!! Beijos