Saturday, February 24, 2007

Mocambique!!!!!!!!!!!!!!!!! '-)

Ah Mocambique...

Depois de todos os problemas que aconteceram nessa viagem, onde fui roubado, tive que pagar suborno, tive problemas com visto, problemas para cruzar a fronteira, problemas com onibus e blabla, meu fim de semana em Mocambique foi um tempo extremamente agradavel, um dos mais intensos da minha vida.

E sim, apesar de tudo o que aconteceu, nao me arrependo nem um pouco de ter ido pra la, porque sim, valeu muito apena!!

Porque?




Mocambique eh uma Africa Brasileira.

Eu adorei meus dias la porque finalmente me senti na Africa.
Sabe quando voce fecha os olhos para imaginar como seria a Africa?
Pois bem... assim eh Mocambique.


Eh um lugar extremamente pobre, com milhares de vendedores ambulantes na rua, onde voce pode encontrar de tudo, criancinhas jogando futebol na rua, paisagens deslumbrantes.

Eu me senti na Africa!!! Diferentemente da Africa do Sul que eh bem desenvolvida e eu posso identificar muitos aspectos de um pais de primeiro mundo.




O povo eh a maior riqueza do pais.
Apesar de viverem em condicoes nada confortaveis, esse eh o legitimo povo africano, que sempre carrega estampado um sorriso na cara. E eh uma risada muito bom de ouvir, super natural e cativante, que so os africanos conseguem fazer! ;-D




Fiquei em Maputo, a capital de Mocambique.
Apesar de ser uma cidade grande, eh extremamente segura. Ao contrario de Johannesburg, eu colocava minha mochila nas costas e saia andando pela cidade, sem medo, tomando chapas (as vans!).


















Maputo nao eh uma cidade turistica. O pais eh famoso pelas praias de areia branquinha, ceu azul e agua transparente.
Infelizmente nao tive chance de visitar esses lugares, que ficam mais ao norte do pais. Mas ta, ao fica uma foto tirada da internet, so pra vcs saberem do que estou falando.






Mas sim, claro que eu nao deixei de ir na praia e molhar ate meus joelhos no oceano Indico!! ;-)









E claro que eu passei pelas ruas onde foi filmado o filme Diamante de Sangue (Blood Diamond). Voces ja assistiram ao filme?? Vale a pena!! Assistam e conhecam mais de Mocambique!! Vao reconhecer as ruas e as montanhas!
































E os donos do hotel onde fiquei compraram em um leilao o carro usado pelo Leornardo de Caprio no filme. Tudo baleado, mas o que vale eh o valor agregado! ;-)

Existem muitos turistas na regiao e eh facil reconhecer os branquelos andando pela rua.
Os turistas sao muito bem vindos e eh bastante seguro. O unico inconveniente sao os vendedores ambulantes que ficam te seguindo. hahaha... sim, voltei cheio de bugigangas!

Algumas pessoas simplesmente se ofereciam para me levar para alguns lugares. Eles viam que eu tava perdido olhando no mapa e se ofereciam para ser guia.
Ate ir pra casa de um carinha pra comer comida tipica de borla (de graca) eu fui! ;-)

Matapa eh o prato tipico, feito de umas folhas (do mesmo nome do prato), amendoim e cebola. Pode-se acrescentar carne e outros vegetais. Muuuuito bom!

Nao apenas pela mesma lingua (Portugues), mas tambem em outros aspectos, me identifiquei muito com a cultura Mocambicana.
A alegria do povo, a fe, o trabalho pesado, a receptividade...

Eu fiquei em um hotelzinho no centro da cidade. E foi muito bacana ver que o pessoal estava sentado na sala de estar assistindo novelas Brasileiras. No domingo de tarde se assiste a Eliana e o Marcio Garcia na record! ;-p


E de noite eu fui a um barzinho e estava acontecendo o carnaval. As neguinha sambam mais do que as brasileiras.
Voce sabe o que ir para um outro continente e ver todo mundo dancando e cantando o MC Serginho, a Glamurosa, a Atoladinha, a Samba Juliana, Vanessa da Mata???

Consome-se muita cultura brasileira, talvez por isso existam tantas similaridades entre os paises.
Nossas girias sao faladas por la, nossas marcas de roupas sao usadas. Fui a um mercadinho e me senti em casa! Muitos produtos brasileiros.

E claro, eh so falar que voce eh do Brasil que o povo pula em cima de voce!




No hotel tinha varios turistas (ate uma garota de Victoria, Canada!) e eu ia de guia com eles, traduzindo tudo, porque os locais nao falam ingles nao...


Dois dias por la foram suficientes pra me fazer chorar quando deixava Mocambique para tras.
Me encantei pelo lugar, pela energia que existe la.

Me senti no Brasil, mas em um Brasil alegre, festivo, um Brasil Africano...

Quero voltar? Hoje mesmo!


Xau!!

4 comments:

Aristóteles Nogueira Filho said...

Realmente impressionante que se assite Eliana em Moçambique, se eu ouvido de uma fonte menos confiável duvidaria!

Abraços!

Aninha Fagundes said...

Roubado, nossa!!! mais que linda são as praias os lugares e principalmente se sentir bem em algum lugar. Essa você suou mas pelo visto foi compensador. "Valeu a pena he,he". Beijos turista.

Jess said...

Muito Bonito!

Voce esta correto! Suas fotos do Mocambique sao com meus fotos do Brasil! Haha. As palmeiras, a arquitetura colonial, o sul... Muito legal.

E Carnival.. AEEE!!!! Eu quero ir para um carnival brasileiro! haha. *ciumenta*

E os canadenses sao mundial! Aeeee!

Unknown said...

Oi Iguinho!!!
Q lindas fotos, q lugar fantástico!!!

Bom te ver feliz... e investindo no futuro!!

Felicidades!

Bjão