Sunday, February 4, 2007

Apartheid!!!!!!!!


Bom, agora que ja estou no pais a dois meses, ja conheco um pouco da historia e ja pude sentir como as coisas funcionam, resolvi contar com um pouco mais de detalhes a estoria que marcou a historia da Africa do Sul : O Apartheid, que traduzido literalmente em Afrikaans significa " o estado de estar separados".






O Apartheid foi um regime de segregacao racial que existiu aqui no pais, comecando em 1948, quando o NP (Partido Nacional) tomou o poder e comecou a proibir casamento entre as racas, criou leis proibindo negros de frequentarem os mesmos lugares que os brancos. Existia taxis para brancos e taxis para negros. Banheiros para brancos e banheiros para negros. E assim vai, lojas, casas, hospitais, escolas, praias, tudo separado. Exixtia ate uma lei proibindo o sexo entre as racas!


E gracas a Igreja reformista, existia uma justificativa de Deus para toda essa segragacao, onde a divisao das racas foi uma ordem de Deus, uma Santa missao para preservar a pureza da raca bran ca, aqui na chamada terra prometida, onde o ouro abundava.

Com o tempo, as leis foram ficando mais elaboradas e negros e morenos tiveram que andar com uma identificacao a vista de que eles eram "nao-europeus / nao-brancos" (nao sei porque a identificacao sendo que era facil de ver, mas bem... vai ver que eram portugueses...)













Criaram-se tambem as cidades e areas das cidades destinadas a apenas especificas racas. O centro da cidade, por exemplo, era apenas para brancos. Os unicos negros que poderiam entrar eram as faxineiras e jardineiros, que deveriam mostrar uma especie de passaporte com o visto de entrada. Ate hoje a carteira de identidade dos sul-africanos eh similar a um passaporte, um livrinho com varias paginas. Uma coisa interessante eh que os negros eram obrigados a ter um nome "Cristao", pois os brancos nao conseguiam falar aqueles nomes africanos, e isso continua ate hoje.
Um exemplo, um dos meus amigos se chama Thakohele William e o outro Undicagunada Daniel.

E surgiram os lugares pra negros, como SOWETO e Alexandra, onde os negros foram confinados. Eles deveriam viver ali, criar seu proprio sustento. Nao havia luz, agua, nada... E muitos eram proibidos de sair, a nao ser que fossem trabalhar servindo os brancos. Muitos negros foram trazidos de areas rurais apenas para o trabalho, sendo separados das familias. Qwa Qwa foi um grande fornecedor de mao de obra e Lesotho, que fica no topo das montanhas perto de Qwa Qwa, foi uma excecao e conseguiu se proteger e criar seu proprio reino e hoje eh um pais independente.


As vezes acontecias passeatas nos lugares dos negros, onde os brancos iam em grandes carros abertos, apenas para se mostrar. Alguns faziam os negros marcharem, fazer exercicios.
Exixtia tempos em que os brancos colocavam os negros em um estadio de futebol e faziam eles ficar fazendo exercicios, enquanto os brancos se divertiam assistindo, como maneira de puni-los por algo errado.

Em 1949, a ANC - Partido Alianca Nacional - criado para lutar contra o regime de segregacao, decidiu criar um documento contra o sistema e comecou a organizar protestos.
Muitas pessoas morreram e aqui se consolidou o regime de segregacao, quando censura foi imposta e lideres do partido, como o Nelson Mandela, Walter Sisulu e Oliver Tambo foram presos, alguns fugiram para outros paises.

Engracado eh lembrar que o homem foi pra lua por volta dessa epoca, onde a humanidade foi considerada extremamente avancada. Aqui, tudo isso ainda acontecia...





E o sistema continuou assim por muito tempo. Aconteceu a historia do Hector Pieterson, que eu ja contei aqui, em 1976, varias outras tentativas de libertacao.







Em 1990 , apos muitos protestos, meses e meses de negociacao, pressao externa de outros paises que pararam de fazer negocios e manter relacoes diplomaticas com a Africa do Sul, o presidente, Frederic de Klerk anunciou que as leis de discriminacao seriam aos poucos anuladas.
Em 1991 aconteceu uma Convencao Para a Democratizacao da Africa do Sul e logo apos Nelson Mandela saiu da prisao e assumiu a lideranca do partido ANC.
Em 26 de abril de 1994 ocorreram as primeiras eleicoes democraticas do pais. (faz muito pouco tempo! O ano do tetra pro Brasil, se lembra?)





A antiga bandeira foi queimada e surgiu a atual, cheia de cores, representando a diversidade que existe no pais. Nelson Mandela foi eleito como o primeiro presidente negro do pais.











Bandeira da epoca do Apatheid










Bandeira atual


Hoje, nao existe nada que separem os brancos dos negros, dos indianos, dos asiaticos, alem da propria cabeca das pessoas.
O preconceito esta nos olhos de quem ve.
O regime acabou faz tempo, mas apenas no papel. Ainda existem muitos atos de discriminacao e eu acredito que isso vai acontecer ainda por muitas geracoes.
Essas historias nao sao ensinadas nas escolar, com medo de que muito mais revoltas acontecam. Alguns pais ainda ensinam seus filhos sobre isso e fazem com que eles desde crianca crescam com raiva um dos outros.
Um amigo meu recentemente foi vitima de um ato de discriminacao e levou uma bala nas costas de uns branquelos que passavam de carro atirando nos negros.


Eh rarissimo ver brancos e negros juntos. Cada um tem seu proprio grupo. Se eles tiverem juntos, pode saber que eh turista, como eu. Os negros sao a maioria e hoje eles perceberam a forca que tem. Hoje, sao os brancos que ficam isolados, que nao podem andar em qualquer lugar e que tem problemas em conseguir empregos.

Hoje nada separa as racas. Apenas a propria mente. E eh muito triste saber disso e saber que isso ainda existe, em pleno seculo 21... Espera-se que com a Copa do Mundo de Futebol de 2010 muita coisa mude...

2 comments:

Aninha Fagundes said...

Realmente é muito triste saber que ainda no mundo exista o racismo. Este povo sofreu e continua sofrendo. Sabemos que a unica diferença que existe é a cor da pele porém o criador(Pai) é o mesmo. Espero realmente que um dia isso tudo acabe. Mais uma vez parabéns pelo comentário.

Jess said...

Entao, eu vou tenter escriver em portugues... eu espero que voce entenda :) Tenho meu dictionario!

Eu aprendei muito. Brigada. Eu penso que esta historia esta muito triste mas um inspiracao tambem. O tabuleta terceiro e muito mal. Eu nao entendo como os pessoas pensam com esta.

E interessante sobre os nomes. Com os pessoas (imigrates) quem pegam os nomes "western" quando eles chegam no Canada. Eu penso que o primeiro nome e melhor :)