Saturday, September 8, 2007

AIESEC International Congress - Turkey - 2007

Depois de 30 horas para chegar na Turquia, mas 3 dias antes do Congresso, 13 dias de Congresso e 5 dias depois do Congresso e mais 30 horas para voltar pro Equador, continuo inteiro e bastante motivado da viagem.

E por isso o post vem bem longo!! Tome tempo para ler e descubra um pouco mais desse exótico país!

Conhecer a Turquia foi uma experiência incrível para mim...
1. A Turquia...

Situada na encruzilhada entre a Europa e a Ásia, a Turquia possui uma grande diversidade cultural e étnica, com mais de 70 milhões de habitantes.
A sua história remonta às civilizações antigas, tais como a dos hititas, passando pelas épocas grega e romana (quando São Paulo propagou o cristianismo na região) e os impérios bizantino e otomano. A história turca tem milhares de anos. Muitas das civilizaçoes que tiveram o seu aparecimento na Turquia, ainda existem e duas das chamadas Sete Maravilhas do Mundo encontram-se na Turquia: o Templo de Artemisa em Éfeso e o Mausoléu de Halikarnassos em Bodrum.
A república moderna da Turquia foi fundada em 1923 segundo o modelo de Estado secular ocidental. Cerca de 98% da população é muçulmana. No sudeste da Turquia existe uma importante comunidade curda.
No ano de 330, Constantinopla (hoje Istambul) situada nas margens do Bósforo, entre o Mar Negro e o Mar Mediterrâneo, tornou-se a capital do Império Bizantino, a parte oriental do Império Romano.
O património arquitectónico turco inclui obras-primas tais como as mesquitas de Selimiye (do Sultão Selim) e Suleymaniye (do Sultão Solimão) e a Igreja de Santa Sofia mundialmente famosa, que foi transformada em mesquita sob o domínio otomano, sendo actualmente um museu. O vasto património arqueológico do país é também uma importante atracção turística. No seu apogeu, o Império Otomano era a potência dominante no Mediterrâneo oriental e meridional.



** A cozinha turca tem por principais ingredientes a carne de borrego, sendo também muito apreciado o iogurte de leite de cabra, misturado com pepino, alho ou hortelã. O café é uma bebida com uma longa tradição na Turquia, onde os cafés são locais de convívio muito apreciados.
*Sabia que a costa mediterranica turca goza de 300 dias de sol por ano e que possui quase 1.500 quilómetros de praias?
*Sabia que Éfeso, Troia e a casa da Virgem Maria estão situadas na Turquia?


2. Istambul

Istambul é uma fascinante mistura de oriente e ocidente, história e modernidade, Ásia e Europa. A cidade foi, sucessivamente, a capital dos impérios Romano, Bizantino e Otomano. Testemunha da sua gloriosa história são os seus altos minaretes, os seus magníficos palácios e as obras mestras dos seus museus.
A lendária Istambul foi o centro mais poderoso do Império Romano oriental, depois da queda de Roma. Nesse tempo, era conhecida como Bizâncio e mais tarde foi denominada Constantinopla.

Istambul é a única cidade no mundo que se divide dois continentes: Ásia e Europa. Foi palco, durante centenas de anos, de combates sangrentos e revoltas pela conquista do poder.
Depois de tanta história e fusão de culturas, a cidade se transformou na mais fascinante Meca arquitetônica, gastronômica, artística e cultural do planeta, com seus milhares de monumentos; históricos palácios e mansões; mesquitas islâmicas que abrigam mais de 20 mil fiéis; castelos tirados de contos fantásticos; museus e galerias contemporâneas que criam um paradoxo com a tradicional estética da cidade; além dos mercados e bazares que vendem absolutamente tudo que você possa imaginar entre exóticos labirintos e ruínas.

Palácio Topkapi
O Topkapi foi o primeiro palácio dos Sultões Otomanos. Actualmente é um museu onde os visitantes ficam assombrados com as suas riquezas. Como exemplo, podemos citar o diamante Kasikci, de 81 quilates, ou os seus tronos decorados com jóias. Nas suas cozinhas expõe-se uma enorme colecção de porcelana chinesa.











Nessa época, o harém era a parte mais importante da vida familiar do sultão onde, juntamente com as suas quatro esposas oficiais, viviam também um considerável número de concubinas.






Hagia Sophia
A igreja de Santa Sofia foi reconstruída por Justiniano no século VI e foi o centro do Império Bizantino durante quase mil anos. Está considerada uma obra mestra universal pela técnica que possui, as dimensões da sua arquitectura e os seus mosaicos dourados. Cobre uma superfície de 1,6 hectares. Os terramotos danificaram as suas abóbodas, os cruzados saquearam os seus tesouros e no fim do Império Bizantino foi abandonada por falta de dinheiro. Quando os turcos conquistaram Constantinopla a igreja foi transformada numa Mesquita. Desde 1931 é um museu.

The Blue Mosque

A Mesquita Azul foi construída entre 1600 e 1616 e tem seis minaretes. O seu nome provém da sua decoração, rica em azulejos. Nas noites de Verão realizam-se belos espectáculos de Som e Luz que atraem os turistas.


Diferentemente do Marrocos, as mesquitas da Turquia podem ser visitadas por não-muçulmanos. Mas é obrigatório para mulheres cobrir a cabeça, para homens tirar o chapéu e para ambos entrarem sem sapatos.
Essa mesquita chama a atenção por ter sido todinha construída com azulejos da cor azul. Istambul tem uma mesquita em cada esquina, Então, se a Mesquita Azul não chamar a atenção dos seus olhos....


É um local sagrado, uma das mesquitas mais importantes do mundo, onde os mulçumanos rezam 5 vezes ao dia.

Basílica Cisterna


Quando os moradores do bairro de Sultanahmet, que fica no topo de um morro, começaram a achar água e peixes no porão de suas casas, eles começaram a desconfiar que algo estava errado. Uma investigação foi conduzida e foi assim que descobriram uma enorme cisterna, construída pelos Romanos, embaixo do bairro.
A Basílica Cisterna tem 70 metros de largura, 120 metros de comprimento e é suportada por 336 colunas. Não deixe de andar até o final da cisterna e ver as duas cabeças de medusas, a mulher que, segunda a lenda, teve seus cabelos transformados em cobras e qualquer um que olhasse para ela viraria pedra. Uma das imagens está de cabeça para baixo e a outra, de lado. Ninguém até hoje conseguiu descobrir porque os Romanos decidiram colocar as imagens nessa ordem.

3. A Conferencia

13 dias confinado em uma universidade com mais de 700 jovens líderes de mais de 100 países territórios, com mais de 30 empresas globais?
Você já imaginou isso?

Almoçar com uma garota de Bahren, um americano, um Iraquiano, um chinês, alguém de Tajikistan, outro de Ghana, eu Brasileiro, uma garota da nova Zelândia e um francês, todos discutido os mesmo assuntos....




Ou então ter treinamentos com os presidentes, CEOs e gerentes globais de empresas como Eletrolux, ABN Amro Banco Real, DHL, Microsoft, Alcatel, Unilever, Cadbury Adams, etc...?

Conhecer pessoas que fundaram a AIESEC há 60, 50, 40 anos atrás?

700 pessoas dançando os mesmos roll calls, nos mesmos passos ao mesmo tempo?

Criar novas estratégias para a organização, dividir metas, encontrar pessoas, aprender nas sessões....

Assim foi o International Congress. Uma experiência fantástica e única na minha vida, que vou recordar cada momento por muitos anos.

As fotos valem mais do que mil palavras, certo? Então deixe as fotos falar por mim...